Imagem

Como fazer arroz: passo a passo e dicas para ficar soltinho

Fazer um arroz gostoso é uma das vitórias da vida adulta. Mas se engana quem pensa que acertar no preparo do arroz, seja ele um arroz soltinho ou um risoto cremoso é privilégio de poucos. Na verdade, fazer um arroz saboroso começa pela escolha do tipo de arroz. Acredite, existem vários tipos de grãos de formatos, tamanhos e sabores diferentes. Se você quer se tornar um expert no preparo de arroz, veja a seguir o nosso passo a passo de como fazer arroz.

Como fazer arroz soltinho

como fazer arroz soltinho
Acertar o cozimento e tempero do arroz são etapas fundamentais para preparar uma refeição saborosa. A parte boa é que pode ser simples cozinhar um arroz gostoso e soltinho. A seguir mostramos alguns detalhes importantes para o preparo do arroz soltinho.

1. Evite lavar o arroz

Esse assunto é sempre debatido na hora do preparo: lavar ou não lavar o arroz? Para fazer um arroz soltinho, evite lavá-lo antes de cozinhar. Um dos motivos que faz com que o arroz fique empapado é justamente o excesso de água nos grãos. Ao aguar o arroz, é esperado que ele fique inchado. Quanto mais inchado o arroz fica, consequentemente, mais empapado será o resultado. Por isso, lavar os grãos antes de cozinhar torna-se desnecessário.

2. Escolha uma panela grande

Fazer arroz em um local muito pequeno dificulta o espaço entre os grãos. E também há o fato de que o grão cozido fica mais inchado. Sendo assim, se você quer um arroz mais soltinho, escolha uma panela maior.

3. Refogue os grãos de arroz

Um dos motivos que faz com que o arroz fique empapado é colocá-lo para cozinhar sem que ele esteja seco. Uma maneira de secar o arroz é refogá-lo na panela antes de acrescentar a água. Sendo assim, coloque um pouco de azeite, alho e frite o arroz para deixá-lo mais sequinho.

4, Evite colocar muita água no arroz

Ao invés de usar 2 xícaras de chá de água para 1 xícara de arroz, use 1 e ½ xícara de água para uma de arroz. Assim, você evita que o arroz fique muito úmido e, consequentemente, empapado.

5, Evite mexer o arroz depois que ele estiver cozinhando

Ao mexer o arroz durante o cozimento, é possível que alguns grãos quebrem e se juntem a outros, resultando em um arroz com aspecto mais denso. Depois que o arroz estiver cozinhando, não mexa mais nele até que o processo tenha acabado.

Passo a passo para fazer um arroz soltinho

Agora que você já sabe o que fazer e o que não fazer para preparar um arroz soltinho e gostoso, veja a seguir o passo a passo da receita.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz
  • 1 ½ xícara de chá de água
  • 1 dente de alho
  • ½ cebola picada em cubos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  • Em uma panela, acrescente o azeite, o alho e a cebola
  • Na sequência, acrescente o arroz e refogue em fogo médio até dourar
  • Feito isso, acrescente a 1 e ½ xícaras de chá de água
  • Abaixe o fogo e tampe a panela parcialmente
  • Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos até que seque completamente a água
  • Desligue o fogo e deixe a panela tampada por cerca de 10 minutos
  • Sirva na sequência

Como fazer arroz na panela elétrica

A panela de arroz é um eletrodoméstico que vem ganhando espaço na casa de quem busca mais praticidade para cozinhar. Um dos motivos é que ela pode facilitar e agilizar o preparo do arroz e de outras receitas. Se você quer saber como fazer arroz na panela elétrica, a gente te mostra a seguir.

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara de chá de arroz
  • 4 xícaras de chá de água
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho amassados
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Comece ligando a panela no modo “Aquecer”
  2. Em seguida, acrescente o azeite e o alho e espere dourar
  3. Coloque o arroz e misture, acrescente uma pitada de sal e misture novamente
  4. Acrescente a água
  5. Escolha a função “Cozinhar” e tampe a panela
  6. Em geral as panelas elétricas de arroz levam em média 20 minutos para cozinhar os grãos. De qualquer maneira, vale checar o tempo indicado para uso da sua panela
  7. Ao final, a panela desligará automaticamente e voltará ao modo “Aquecer”
  8. Retire e sirva

Veja também essas dicas de como fazer arroz no micro-ondas.

Como congelar arroz

Congelar o arroz é uma maneira de facilitar a rotina no momento de planejar as refeições. Mas é preciso atenção para não modificar o sabor e a qualidade do arroz. Veja a seguir como congelar o arroz.

  1. No momento de cozinhar o arroz, utilize uma quantidade menor de sal, pois o resfriamento intensifica o sabor dos alimentos
  2. Deixe o arroz esfriar totalmente antes de congelar. Essa é uma maneira de evitar que ele fique aguado quando você for consumí-lo novamente
  3. Armazene o arroz em pequenos potes com tampa e evite encher demais os recipientes. Os alimentos costumam aumentar um pouco de tamanho quando congelados
  4. Deixe o arroz congelado por no máximo 3 meses. Depois disso corre-se o risco de ele estragar no refrigerador

Como descongelar o arroz

Para descongelar o arroz corretamente, o ideal é que ele seja retirado do freezer e levado à geladeira por pelo menos 12 horas. Feito isso, você pode colocá-lo no micro-ondas para aquecer em temperatura média ou levá-lo à panela, com um fio de azeite para aquecê-lo.

O que fazer quando o arroz fica muito salgado

Nada de desperdício! Mesmo quando passamos na quantidade de sal, é possível usar truques que resgatem seu arroz para ser consumido sem problemas. Um deles é colocar um pouco de suco de limão para equilibrar o sabor. Coloque aos poucos e experimente. Outra alternativa é colocar alguns ingredientes, como batata, cenoura, ovo e até mesmo uma carne.

O que fazer quando o arroz queima

Caso o arroz passe do ponto e queime também é possível solucionar esse problema. Primeiramente identifique as partes queimadas e coloque um pedaço de pão francês ou pão de forma próxima às áreas queimadas, por cerca de 10 minutos. O pão irá absorver o cheiro e o sabor de queimado. Depois troque de recipiente e experimente.

O que fazer quando o arroz fica empapado demais

Mesmo seguindo as dicas de como deixar o arroz soltinho, pode ser que ele fique um pouco mais empapado. Até para essas situações tem solução. Veja a seguir

  1. Desligue o fogo e coloque o arroz em outro recipiente
  2. Feito isso, coloque o arroz em uma peneira e acrescente um pouco de água para que os grãos se soltem
  3. À medida que os grãos forem se soltando, coloque o arroz em outro recipiente
  4. Ao terminar de soltar o arroz, leve-o ao fogo novamente em uma frigideira em fogo baixo e mexa. Isso pode ajudar a secar os grãos
  5. Faça isso até que o arroz alcance o ponto desejado

O que fazer quando o arroz fica seco demais

Também pode acontecer de o arroz ficar seco demais. Esse tipo de situação acontece quando coloca-se muito arroz para pouca água. Para solucionar esse problema, coloque ½ xícara de chá de água no arroz e cozinhe por 5 a 10 minutos em fogo baixo com a panela tampada.

E se o arroz sobrou e você quer dar uma nova cara para esse alimento, que tal preparar um delicioso bolinho de arroz que pode servir como acompanhamento do almoço ou petisco para um momento de lazer.

O que achou dessa publicação?

  • Não curti

  • Mais ou menos

  • Boa

  • Muito boa!

  • Excelente!